0

FATOS

Fatos e Falácias (Falsas crenças) sobre o Chocolate


Controle de Peso


Para muitas pessoas, o controle do peso é um desafio para toda a vida. Especialistas acreditam que dizer não aos alimentos favoritos não é a resposta. Se você se privar dos alimentos que gosta, pode ser mais difícil comer de maneira saudável. Portanto, ao invés de cortar os alimentos gostosos, coma pequenas quantidades e continue a seguir a Pirâmide do Guia Alimentar.
Certifique-se de incluir atividade física como parte da sua rotina diária. Manter-se ativo, pode ajudar no controle do peso e a melhorar a sua saúde geral.


Vícios e Desejos

O chocolate não é um "alimento viciante", muito embora as pessoas que amam e desejam o chocolate possam dizer o contrário. O chocolate é tão sedutor por causa do seu sabor e cremosidade.
Algumas mulheres associam os desejos de comer chocolate à síndrome de tensão pré-mentrual (TPM). É improvável que o seu corpo necessite dos alimentos que você deseja. Mas, não há mal em satisfazer o seu desejo com uma pequena quantidade de chocolate, desde que você limite outros alimentos com alto teor de gordura naquele dia.

Alergias, Dores de Cabeça e Enxaquecas

Muitas pessoas dizem que são alérgicas ao chocolate, mas uma verdadeira alergia ao chocolate ou cacau é rara e difícil de provar. O chocolate é ás vezes o culpado pelas alergias causadas por outros ingredientes acrescentados ao mesmo durante o processo, inclusive o xarope de milho, lecitina, glúten e castanhas. Procure um especialista em alergias, se suspeitar de ter uma alergia ou sensibilidade alimentar.
Algumas pessoas queixam-se de dores de cabeça ou enxaquecas depois de comer chocolate. Estes não são sinais de uma alergia alimentar verdadeira, mas podem dever-se a uma intolerância ou sensibilidade ao alimento. A genética, estilo de vida, medicamentos e alterações hormonais podem tornar mais graves as dores de cabeça e enxaquecas.


Doenças Cardíacas, Colesterol e Diabetes

A restrição ao consumo de gordura é essencial para aqueles que possuem doenças cardíacas, mas o chocolate ainda pode ser incluído fazendo-se trocas. Por exemplo, se você comer uma barra média de chocolate (100 gramas), exclua a colher de sopa de maionese do seu sanduíche, ou use um molho sem gordura, em vez de duas colheres de sopa do molho normal na sua salada.
Pode-se prever que a manteiga de cacau, a gordura do chocolate, aumente os níveis de colesterol no sangue, porque contém gordura saturada. Mas, estudos demonstram que, quando consumido como parte de um plano alimentar balanceado, o chocolate não aumenta os níveis de colesterol no sangue.
O chocolate e outros doces não causam diabetes. Tampouco o chocolate precisa ser completamente evitado por pessoas com diabetes. O chocolate pode acrescentar sabor e divertimento quando usado como um prazer ocasional, como parte de uma dieta bem balanceada.
Se você sofre de doença cardíaca, colesterol alto ou diabetes e gosta de chocolate, converse com um nutricionista para verificar como você pode incluí-lo no seu plano pessoal de refeições.

Cárie Dentária

A cárie dentária é influenciada pela freqüência com que você come alimentos com amido ou doces e quanto tempo esses alimentos ficam na sua boca. Você terá menos probabilidade de ter cáries, se comer alimentos causadores de cárie com menor freqüência ao longo do dia.
Escove os dentes completamente, enxágüe com água, ou masque goma de mascar sem açúcar depois de comer alimentos doces ou com amido que poderão ficar grudados aos seus dentes. Vá ao dentista regularmente.

Açúcar, Chocolate e Hiperatividade

O chocolate e os doces são muitas vezes os culpados quando as crianças ficam demasiadamente agitadas. Mas, especialistas verificaram que o açúcar não possui efeitos adversos sobre o comportamento da maior parte das crianças. As crianças tendem a ficar agitadas durante festas e outras comemorações. O evento especial, não os alimentos ingeridos, é considerado o responsável pela maior atividade e agitação das crianças.

Fonte: Assossiação Americana de Chocolates

0 comentários:

Postar um comentário