0

NUTRIÇÃO

CHOCOLATE: alimento perfeito

Impressionante soma de qualidades: sabor apreciado por todo mundo, enorme variedade de formas, grande valor nutritivo e energético, rápida metabolização e ótima digestibilidade. Especialmente em barras, tabletes ou líquido, o chocolate é o alimento indicado para a merenda escolar e para as grandes coletividades (quartéis, hospitais, escolas, parques infantis, concentrações esportivas etc.).
Composição ideal.
O chocolate é, sem dúvida, o alimento melhor balanceado que existe, com bem equilibrada associação de cacau, leite e açúcar.
Um tablete de 100 gramas de chocolate ao leite, contém:
glúcidios............
lipídios..............
protídios...........
celulose............
água................
calorias.............
56 g
34 g
6 g
0,5 g
1,1 g
550
Elementos minerais:
potássio.........
magnésio........
cálcio.............
ferro..............
418 mg
58 mg
216 mg
4 mg
Vitaminas
vitamina B1.......
vitamina B2.......
vitamina PP.......
0,10
0,38 mg
0,80 mg
1/3 de leite
1/3 de açúcar
1/3 de cacau
Alimento rico em açúcares, proteínas, albuminas, globulinas, caseína, sais minerais e vitaminas.

São os carboidratos, tão importantes para o
organismo humano.


O cacau é importante pelo teor de hidrato de carbono, manteiga (gordura natural), proteínas, cafeína e teobromina.
Valor energético
Muito energético devido ao seu alto índice de carboidratos e gorduras, o chocolate apresenta taxa de proteínas bastante apreciável.
Um único tablete de 100 gramas corresponde a 6 ovos ou 3 copos de leite ou 220 gramas de pão branco ou 750 gramas de peixe ou 450 gramas de carne bovina.

Equilíbrio

O chocolate é perfeito do ponto de vista do equilíbrio energético, isto é, a relação entre a ingestão dos alimentos e o dispêndio de energia.
Quem quer se conservar ativo precisa de alimentos que reponham a energia queimada.
O E.E. adequado não é simplesmente questão de quantidade, mas principalmente da espécie de alimento consumido, que deve conter as substâncias reclamadas pelo organismo:
a) hidrato de carbono
b) gorduras
c) proteínas
d) sais minerais, vitaminas, etc., nas proporções corretas:
- hidratos de carbono, entre 50 e 55%
- proteínas, em torno de 12%
- gorduras, em torno de 30%
- sais minerais, vitaminas, entre 2 e 3%
Os carboidratos provocam rápida restauração das energias.
As gorduras proporcionam energia duradoura. A combinação de ambos com as proteínas, sais minerais e vitaminas, resulta no alimento ideal: o chocolate.

O baixo índice de calorias em relação a outros alimentos, também é muito importante: enquanto uma barra de chocolate de 30 gramas contém 155 calorias, uma batata doce pequena contém 314 e um pedaço de torta de passas, 437.

Valor estimulante

A teobromina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual.

Valor vitamínico

Dosagem correta das vitaminas - especialmente do importante grupo B - e inclusive do cálcio para permitir o equilíbrio ideal com o fósforo.

Rápida metabolização

O organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situações de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestão, está transformando em energia.

Ótima digestibilidade

A digestão do chocolate se faz facilmente, graças às gorduras que entram em sua composição: 39% de ácidos graxos não saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido linoléico, indispensável ao organismo.
A digestibilidade da manteiga de cacau, um dos componentes do chocolate, é excelente e seu coeficiente atinge mesmo a 98%, segundo Pechnik, Borges e Guimarães.
Quanto ao fígado, testes biológicos realizados pelo Prof. Gounelle, apresentam absoluta normalidade após a ingestão de chocolate.

0 comentários:

Postar um comentário